TRATAMENTOS

IMPLANTES
Implantodontia é uma especialidade da odontologia indicada em casos de perda dentária, que utiliza componentes de titânio para substituir as raízes dos dentes naturais.
Especialidade da odontologia indicada em casos de perda dentária, a implantodontia é um processo cirúrgico que utiliza componentes de titânio, inseridos no osso, para substituir as raízes dos dentes naturais. Os implantes oferecem um suporte estável para a coroa dentária, a fim de recuperar a função mastigatória e a estética do sorriso. Para receber um implante, o paciente deve consultar um implantodontista, cirurgião-dentista especializado no procedimento, que indicará qual tipo de implante é mais adequado.
Quando utilizar enxertos ósseos?
Nos casos em que há perda considerável da estrutura óssea na maxila ou na mandíbula, faz-se necessário associar os implantes aos enxertos ósseos para alcançar estabilidade e suporte para a coroa dentária.
Existem vários tipos de enxertos, que devem ser planejados pelo implantodontista de acordo com cada caso.
Tipo de implantes:
Implantes unitários: utilizados para substituir a perda de um só dente.
Implantes unidos: idealizados para regiões com maior força mastigatória, geralmente na região posterior de molares. Também podem ser utilizados na forma de pônticos, em que dois implantes sustentam três ou mais dentes.
Protocolo: prótese total implantossuportada, fixada, em média, sobre quatro a seis implantes. Este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo dentista. A protocolo é uma ótima opção para a substituição total de dentes por arcada, pois confere boa estética e estabilidade. Pode ser produzida tanto em acrílico quanto em porcelana, este último garante uma maior durabilidade. A única atenção que se deve ter é na higienização, pois neste tipo de prótese os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente e consultas regulares ao dentista.
Overdenture: prótese total removível sobre implante. Funciona como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, atribuindo mais estabilidade e retenção. Confeccionada em acrílico e com gengiva caracterizada para dar maior naturalidade ao sorriso, a prótese retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada. A overdenture é mais acessível financeiramente, por exigir menos implantes (dois em média).

APARELHOS DENTÁRIOS
Ortodontia é a área da odontologia que corrige a posição dos dentes, reajustando a função mastigatória e devolvendo a estética do sorriso.
Ortodontia é a área da odontologia que corrige a posição dos dentes, devolvendo assim, uma correta função mastigatória e estética do sorriso. O tratamento ortodôntico proporciona uma condição saudável da boca, uma aparência mais agradável e possibilita que os dentes perdurem ao longo da vida.
O ortodontista, especialista da área, avalia se há necessidade de intervenção para desenvolver um plano de tratamento adequado.
Conheça os tipos de aparelhos dentários
Aparelhos móveis:
Indicados, geralmente, para crianças com dentição de leite ou mista. Os aparelhos são confeccionados conforme a necessidade de cada caso, em diferentes formas e funções.
Aparelho fixo convencional:
Tipo mais comum de aparelho, é composto por peças metálicas (brackets) coladas na superfície dos dentes, fios utilizados para a movimentação dentária e borrachas elásticas que pressionam, gradualmente, os fios em direção à posição correta. Em geral, os aparelhos fixos são apertados mensalmente para obtenção dos resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses ou até alguns anos. Atualmente, estão menores e mais leves, com menos metal que no passado. Os elásticos podem apresentar cores vivas para as crianças e adolescentes, bem como estilos mais discretos, preferidos por muitos adultos.
Aparelho estético:
Assim como o convencional, o aparelho estético possui brackets, fios e elásticos com as mesmas funções e resultados, porém, seu diferencial está no bracket, que pode ser de porcelana (da cor do dente) ou de safira (transparente), produzindo um efeito mais discreto e elegante.
Autoligado:
O aparelho possui um mecanismo de tampa que mantém o fio dentro do bracket, eliminando a necessidade do elástico. Além do efeito estético, proporciona vários benefícios ao paciente como:
- Menor acúmulo de placa
- Tratamentos mais rápidos
- Menor número de consultas
- Maior conforto
- Diminui índice de extração dentária e uso de expansores.
Sistema Damon®:
É um tratamento ortodôntico avançado, que exige menos força e menos ajustes periódicos, aperfeiçoado para ajudar o dentista a harmonizar a arcada dentária de maneira mais suave, aproveitando os processos adaptativos naturais do corpo, a partir de brackets autoligados e de uma moderna tecnologia de arcos ortodônticos. Desta forma, os pacientes têm acesso a um tratamento mais rápido e cômodo com menos consultas.

TRATAMENTO DE CANAL
A endodontia, também conhecida como “tratamento de canal”, é indicada em caso de traumas ou quando uma cárie chega à polpa do dente.
A endodontia é a área da odontologia conhecida como “tratamento de canal”. É indicada em caso de traumas ou quando uma cárie chega à polpa do dente. Tais fatores, levam a uma infecção dos nervos e vasos, que estão nos canais radiculares e encontram-se nas raiz dentária, por isso a sensação dolorosa.
O tratamento endodôntico consiste na remoção dos nervos, dos vasos e da desinfecção dos canais radiculares. Após a instrumentação e irrigação, é preparado o selamento com um material obturador, inserido nos canais radiculares preenchendo o espaço e evitando nova contaminação.
Recentemente, a instrumentação automatizada aperfeiçoou o tratamento e trouxe maior conforto para o paciente. Na Unik Odonto, utilizamos a tecnologia do motor rotatório da Reciproc®, que realiza movimentos de rotação contínua e de maior amplitude, possibilitando um tratamento rápido, de sessão única e obturação imediata.

ODONTOLOGIA RESTAURADORA E ESTÉTICA
A dentística, ou odontologia restauradora, é a área da odontologia que trata as fraturas dos dentes, bem como as cáries e suas alterações sobre os tecidos dentais.
A dentística, ou odontologia restauradora, é a área da odontologia que trata as fraturas dos dentes, bem como as cáries e suas alterações sobre os tecidos dentais, reconstruindo a forma e devolvendo a função dos dentes afetados pela destruição, através de restaurações.
Atualmente as restaurações mais utilizadas são as de resinas compostas que dão um aspecto natural muito semelhante à cor dos dentes. Dessa forma, selecionamos as melhores marcas de resinas e com alto poder de resistência para levar o conforto necessário e reestabelecer com segurança as estruturas dentárias.
Além de tratar traumas e cáries, a dentística também tem o objetivo de reestabelecer a anatomia de dentes irregulares, através de restaurações estéticas conhecidas como facetas, ou restaurações indiretas (confeccionadas em laboratório). O clareamento dentário também faz parte deste processo.

EXTRAÇÃO DENTÁRIA
A exodontia trata da remoção de dentes ou raízes. É indicada sempre que não for possível salvar um dente destruído por cárie ou fraturado, ou mesmo por indicação ortodôntica.
Tipos de extração
Simples: procedimento feito em dentes que podem ser vistos e que tenham uma estrutura adequada para serem puxados.
Cirúrgica: procedimento mais complexo, geralmente indicado para dentes inclusos ou mal posicionados.

PRÓTESES DENTÁRIAS
A exodontia trata da remoção de dentes ou raízes. É indicada sempre que não for possível salvar um dente destruído por cárie ou fraturado, ou mesmo por indicação ortodôntica.
Visam a reposição de um ou mais elementos dentários. Seja fixa ou removível, unitária ou múltipla, as próteses dentárias são recomendadas para uma infinidade de soluções.
Prótese total ou dentadura:
Feitas em acrílico, a base da prótese total superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto a inferior é produzida em formato de “U”, a fim de permitir espaço livre para acomodar a língua. Todas as etapas de confecção, desde a cor, formato e tamanho dos dentes, são aprovadas pelo paciente e pelo dentista.
A prótese só é colocada na boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizaram, o que pode demorar vários meses. Não é recomendável que paciente durma todos os dias com a prótese, já que a salivação durante a noite é reduzida e isso pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias. Neste período, a prótese pode ser colocada em um recipiente com água. A higienização deve ser feita após as refeições.
Prótese Fixa: indicada quando a coroa do dente está muito destruída, mas ainda assim é possível salvar a raiz do dente natural. Consiste na fixação de um pino de metal dentro da raiz do dente, que serve como suporte para uma nova coroa. A prótese pode ser feita em acrílico ou porcelana.
Prótese Parcial Removível: a prótese dentária parcial, também conhecida como ponte móvel, se apoia em uma estrutura de metal que é presa aos dentes naturais. É recomendada em casos de perdas de mais de um dente ou quando a prótese fixa ainda não é uma opção.
Prótese Imediata: colocada imediatamente após a extração dos dentes, quando o dentista faz a moldagem e o planejamento na consulta anterior ao procedimento. Mesmo evitando que o paciente fique sem os dentes, a prótese imediata precisa ser ajustada após a instalação devido à modificação que osso sofre durante a cicatrização, que pode ocasionar em uma prótese solta.

TRATAMENTO GENGIVAL
A periodontia é uma especialidade da odontologia que trata a doença da gengiva. A mais comum, a gengivite, compreende a perda da coloração rosada, ficando com aspecto avermelhado e sangrenta.
A periodontia é uma especialidade da odontologia que trata a doença da gengiva. Dentre os problemas bucais mais comuns, a gengivite – inflamação da gengiva – compreende a perda da coloração rosada, ficando com aspecto avermelhado e sangrenta. Trata-se de um processo reversível, quando assistido de maneira adequada com orientação do dentista.
A doença periodontal é um agravo da gengivite. Geralmente indolor, costuma ser percebida pelo paciente somente quando as gengivas e o osso de suporte estão seriamente comprometidos. Apesar de ser uma doença de caráter irreversível, a boa notícia é que as doenças periodontais podem ser tratadas nos estágios iniciais, a partir de uma limpeza mais profunda e, assim, cessar a progressão da doença para perda dentária.

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
Especialidade que trata de doenças da cavidade bucal, face, pescoço e corrige anomalias faciais, além de tratar de dores faciais (ATM), problemas de apneia do sono e alguns procedimentos estéticos como a bichectomia.
Especialidade que trata de doenças da cavidade bucal, face, pescoço e corrige anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados (assimetrias). O cirurgião bucomaxilofacial também atende casos mais complexos de reconstrução facial. Além disso, dores faciais (na Articulação Temporomandibular – ATM) e problemas de apneia do sono estão dentro da área de atuação desse profissional.
Extração de sisos: procedimento mais complexo indicado caso um dente esteja com as raízes em posição difícil para remoção, ou se ainda não irrompeu. O dentista faz um pequeno corte na gengiva para remover o siso incluso ou de difícil acesso. Pode ser necessário remover um pouco de osso em torno do dente ou cortá-lo pela metade para extraí-lo.
Tracionamento dentário: é um procedimento cirúrgico-ortodôntico bastante utilizado para recuperação de dentes inclusos, mal posicionados, que estão dentro do osso. Costuma ocorrer quando o paciente não dispõe de espaço para o dente. Após análise, é realizada uma incisão para expor o dente e fixado um botão ortodôntico que serve de base para o tracionamento do dente.
Bichectomia: procedimento cirúrgico de remoção das bolas de Bichat, conhecida como gordura das bochechas. Procedimento usualmente estético, a bichectomia tem efeito direto na diminuição do volume das bochechas, tornando a face mais harmônica e ajudando a aumentar o corredor bucal, que diminui o trauma em pacientes que costumam ”morder” as bochechas. A remoção é feita a partir de uma incisão de 1 a 2 centímetros na cavidade oral, realizada com anestesia local.